terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia do Idoso e Dia do Coração

Desde que comecei a escrever o blog, ficava sempre na dúvida se poderia falar algo mais específico da minha atividade, contudo, participei de um evento que vale a pena ser registrado…

O evento de celebração do Dia do Idoso e do Dia do Coração, que ocorreu no dia 1 de Outubro (foto ao lado de 2 colegas de trabalho), foi uma das atividades que realmente me fez sentir num intercâmbio e perceber que diferenças culturais existem e são gritantes. Basicamente, a ideia do evento era realizar algumas praticas esportivas (caminhada e ginástica) e depois uma feira de saúde, com local para fazer doação de sangue, fazer teste de HIV e explicando como fazer uma mistura nutricional, como escovar os dentes, etc...

Até ai tudo bem, uma atividade como outra qualquer. Minha surpresa foi quando os cargos políticos da cidade começaram a fazer discurso sobre o assunto. Primeiro, eles evocam o nome de todos que estão no palanque (por volta de umas 7 pessoas) e todos que fizeram os discursos tem que evocar. Segundo, eles falam data e colocam o motivo do evento… de novo, todos fizeram isso… Dai realmente começa o discurso e lá vem as pérolas:

“ Todas as pessoas tem idosos na família… pessoas com mais de 50 anos devem ser respeitadas como idosos. Trabalham uma vida toda e com 50 anos querem paz, por isso os filhos devem acolhe-los em suas casas.” Como assim??? 50 anos idoso?? Filho ajudando?? No Brasil isso seria uma ofensa das piores….

E dai continua… “O pior são as pessoas que pensam que os idosos viram feiticeiros e começam a querer matar os filhos. Essas pessoas são ingratas, não sabem o que esses pobres já passaram. Apesar de ouvirmos casos de feitiços realizados por idosos, isso não é regra.”

Não satisfeito com isso, ainda falaram do coração e da necessidade de se fazer esporte: Aqui é difícil as pessoas praticarem algum desporto… se a gente vê alguém a correr na rua, logo pensamos que é ladrão!! Na hora só consegui pensar o que um moçambicano na Noruega iria achar das pessoas que saem correndo na chuva e na neve…

Idosos comendo a mistura nutricional... e é claro que eu não resisti em também experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário