domingo, 2 de outubro de 2011

Moçambique: Depois de 3 meses

Ontem completei 3 meses de Moçambique e por incrível que pareça, apesar de ter tempo livre nos finais de semana ainda não tive coragem para recomeçar a escrever esse blog. Mas, apesar disso, fica sempre no pensamento que eu quero ter um lugar no futuro para relembrar o que eu passei de bom em Moçambique. Por isso, a partir de hoje, tentarei fazer um post por semana, resgatando algumas situações passadas e atualizando com novas.
Bom como a maioria das pessoas sabem, quando voltei da Noruega eu queria um desafio maior e comecei a procurar vagas da AIESEC… A Índia não me quis e acabei parando em Moçambique… Não tive muito tempo para pensar e em menos de 20 dias estava chegando para trabalhar na área de Desenvolvimento Social na Vale Moçambique, no Distrito de Moatize, Tete! Tive pouco tempo de me despedir da família e amigos e parti com um sentimento de que apesar de tudo estava fazendo a escolha certa.
Resgatei alguns email para contar como foi a minha chegada aqui...
Meu primeiro susto e impressão da África foi no quando cheguei no aeroporto de Maputo e abri a minha mala e percebi que tinham roubado meu laptop e 200 dólares. Minha vontade era chorar e pegar o primeiro voo de volta, mas ainda bem que ao sair da sala de desembarque encontrei um aieseco amigo que me acalmou.
Depois disso tive quase 5 horas de atraso para o meu voo para Tete e é lógico que não tinha ninguém no aeroporto me esperando. A minha sorte que eu conheci um menino que conhecia outra pessoa que me deu carona e me deixou no hotel. O mais engraçado de tudo isso é que como VPTM eu sempre perguntava nas entrevistas: O que você faria se quando chegar no país de destino não houver uma pessoa te esperando no aeroporto?
Eu senti muito medo e tive meu primeiro choque: do aeroporto para o hotel só tinha pessoas e lugares feios. O quarto do hotel era OK, mas a minha primeira noite não foi nada boa… estava muito cansada e me deu um aperto grande no coração, uma vontade de voltar para o meu conforto e tranquilidade. No dia seguinte uma alma boa veio me encontrar e mostrar o quarteirão do hotel onde estou morando…
No meu primeiro dia de trabalho pude começar a entender um pouco melhor o que iria fazer. No local onde a empresa está fazendo a exploração do carvão moravam famílias e elas tiveram que ser removidas para um reassentamento. A minha área é responsável por esse reassentamento, ou seja, todas as ações de educação, cultura, saúde, esporte a gente que organiza. A ideia é ensinar essas pessoas a plantarem, a usarem camisinha, a depositarem o lixo no lugar correto, etc.. Ou seja, a Vale busca criar sustentabilidade para essas comunidades…
Acho que para um primeiro post já escrevi demais, mas valeu pela lembrança dos meus primeiros dias… Por enquanto só posso dizer que está valendo muuuuito a pena e que estou vivendo intensamente cada momento por aqui!!
Fica uma foto marcante do por do sol africano que me encanta todos os dias!

3 comentários:

  1. Fiquei emocionada, Fabi!! Só nas suas palavras dá pra perceber o qnto vc tá crescendo com tdo idéio, pois no mínimo já desenvolveu uma capacidade enorme e importantíssima de se auto-avaliar e valorizar o próprio aprendizado, por mais sofrida q seja a forma como ele venha.
    TO torcendo mtoooo aqui por vc. Muito orgulho!!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Idéio = isso (esse iPad muda todas as palavras,aff...)

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeei tbm Fabi!!!
    Estou mto orgulhosa de vc, pois foi a única desbravadora e corajosa que não teve medo de largar tudo e tentar algo desafiador e incerto... o medo bate sempre e vai continuar batendo, mas as vidas que vc está impactando, não tem preço!!!
    Estou torcendo mto!!

    beijooos Paulinha

    ResponderExcluir