quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Meu primeiro final de semana não trabalhado - Viagem ao Zimbabwe

Aqui nós trabalhamos aos sábados das 8:00 as 12:00. Contudo, no último sábado do mês, após o pagamento do salário, existe o tão esperado SÁBADO NÃO TRABALHADO. Normalmente, as pessoas planejam uma viagem por algum lugar próximo.
No meu primeiro Sábado não trabalhado eu fui para Harare, no Zimbabwe. Como fazia apenas um mês que estava no país e ainda não estava familiarizada com os nomes, fiquei na dúvida se era um Estado próximo ou se realmente era um país.
Zimbabwe é um país com população de 12,5 milhões de pessoas e que tem Robert Mugabe como presidente há 27 anos. A moeda é dólar zimbabuano, mas como a inflação é altíssima (segundo o wikipedia: É a economia que apresenta a maior taxa de inflação do planeta), eles também utilizam dólares americanos como moeda. E que por sinal é muito sujo devido ao fato que as notas descartadas ou não mais utilizadas nos EUA acabam vindo para o país.
Mas vamos a viagem… Saímos no sábado de madrugada, eu ainda estava bem lenta quando o meu chefe passou para me pegar e fomos encontrar o pessoal. Depois de quase 2 horas de viagem chegamos a fronteira onde passamos sem maiores problemas. Mais duas horas de viagem e estávamos em Harare. Fizemos o check in no Holiday Inn. Almoçamos no próprio hotel e fomos fazer o meu primeiro safari na África. Dentro do onibus passamos próximos de alguns leões. Para falar a verdade fiquei um pouco decepcionada, porque tinha uma expectativa um pouco maior, mas para mim o passeio me lembrou uma ida ao Simba-safari quando eu era criança.
Depois disso, fomos andar em um parque. Lá sim eu encontrei algo que me surpreendeu. Havia uma tartaruga de 500 kg e cerca de 300 anos de idade. Ela ficava dentro de uma toca estranha, mas eu fiz questão de entrar para tocar e tirar uma foto. A segunda coisa que me impressionou foi um macaco. Ele estava comendo e os movimentos de escolher a comida eram muito similares aos nossos.
No final da tarde, passamos em um supermercado. E foi aí que eu percebi quanta falta fazia um pouco mais de civilização. Sentia vontade de comprar um monte de coisas que não achamos com tanta facilidade em Tete. Fomos para o hotel e jantamos. Eu estava cansada e logo fui dormir, ou quase isso. Depois de um mês na África, já me convencendo de que estava imune, tive a minha primeira noite de rainha. Do cama para o trono a noite toda!! E daí me vem a cabeça uma frase que o ouvi logo quando cheguei: “O desafio aqui é cagar duro!”
No domingo, fomos fazer um outro safari, dessa vez caminhando. Entramos numa área, onde pudemos ver uma girafa a menos de 100 metros, além de zebras um pouco mais afastadas. Almoçamos e pegamos a estrada de volta Tete… Foi um ótimo primeiro final de semana não trabalhado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário