sábado, 4 de abril de 2015

Um ser cosmopolita: O meu muito obrigada à Moçambique!

Para falar um pouco como eu me senti pelos 2,5 anos que morei em Moçambique, vou utilizar uma definição que acho interessante, o cosmopolita: "O cosmopolita é aquele que tem a necessidade de se envolver com o Outro. Ele possui uma abertura para experiências culturais divergentes, na busca de contrastes. As viagens internacionais não são suficientes para tornar alguém um cosmopolita. Um cosmopolita não negocia com outra cultura. O estado de um cosmopolita seria encaixado no processo de transculturação, adquirindo uma nova cultura sem que a antiga seja esquecida ou superada. Um processo totalmente de desenraizamento, sem interesses pessoais de cunho profissional ou econômico, apenas a vontade de conhecer o desconhecido."
Pensei em contar nesse post todos os momentos difíceis que passei, mas eles foram tão pequenos perto de todos os momentos bons e pessoas maravilhosas que conheci. O meu MUITO OBRIGADA A MOÇAMBIQUE, esse país que me acolheu tão intensamente... Esse post é para ser pequeno, apenas o meu vídeo de despedida e uma frase que usei no post quando completei um ano lá...


Deixei a minha casa para começar uma aventura, uma aventura que daria um livro, um filme, uma novela ou apenas uma aventura que com certeza já mudou a minha vida... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário