terça-feira, 7 de abril de 2015

Cape Town, um belo início para 2014

Após dois anos e meio morando a trabalho em Moçambique, resolvi que queria novos desafios na minha vida. Mas antes de voltar definitivamente para o Brasil resolvi que queria passar uma temporada em Cape Town e fazer um curso preparatório para o TOEFL. Comecei as minhas buscas pela internet e a equipe do Eurocentres (http://www.eurocentres.com) me atendeu com atenção especial. O custo-benefício era ótimo e acabei fechando para ficar 15 dias em uma casa de família.
Cheguei a Cape Town no dia 5 de Janeiro e conforme combinado havia uma pessoa no aeroporto me aguardando para levar até a minha moradia. Já fiz intercâmbio em outros lugares e acredito que ficando em uma casa de família você aprende muito mais sobre a cultura, além de poder praticar por mais tempo o seu inglês. E dessa vez não foi diferente, fui recebida de braços abertos pela Alfos’s family e depois de algumas horas já era considerada integrante da família.

Eu e a Zofia (filha da família) fazendo arte


O bairro em que fiquei hospedada chama-se Bo-Kaap. Trata-se de um bairro multicultural habitado principalmente por mulçumanos, com mais de 10 mesquitas e casas romanticamente coloridas. Na escola me contaram que a população pensa em pintar suas casas, da mesma forma que as mulheres escolhem um vestido para ir à uma festa, ninguém quer usar o mesmo vestido. Portanto, não há duas casas pintadas nas mesmas cores. Isto foi especialmente importante durante o período do Apartheid, quando o governo impôs restrições sobre o população do bairro, que foi classificada como negros. Assim, a pintura de suas casas foi uma maneira que eles podiam se expressar.
No primeiro dia de aula, fiz uma avaliação escrita, outra oral e depois fomos à um tour pelas redondezas da escola. Aos poucos fui conhecendo as pessoas, que se tornaram grandes amigos durante o curto período de tempo. 
Eu escolhi fazer o curso preparatório para o TOEFL, assim tinha aulas regulares de manhã e 3 dias a tarde aulas específicas para o TOEFL. Uma questão que vale muito a pena ressaltar é o sotaque. Para quem é iniciante em Inglês pode parecer a pior coisa do mundo, mas ouvir diferentes sotaques foi ótimo para mim. Tinha professores descendentes de britânicos, outros descendentes de negros, alguns de países vizinhos como Zimbabué (que também fala Inglês)... Dai você já viu, treinar o ouvido foi essencial. 
A escola organizou diversos passeios para pontos turísticos, mas como eu tinha pouco tempo, acabei focando em estudar. Depois que fiz o teste ainda fiquei alguns dias na cidade e conheci lugares que amei com a turma da escola. Recomendo:

1) Cape Town Stadium: palco de jogos da Copa do Mundo de 2010, fui com a turma da escola assitir Africa do Sul X Mali.


2) Passeio nas vinícolas: contratamos um taxi de 7 lugares e fomos passeando por essa região maravilhosa. Sugiro parar na vinicola chamada Delheim, melhor vinho do mundo! E se tiver um tempo extra, vale a pena caminhar na cidade de Stellenbosch.




3) Long Street: tem pub chamado Dubliner que fica na Long Street, tem bastante brasileiro, mas a musica é muito boa. Aliás sugiro caminhar um dia a noite por toda Long Street.



4) Cubaña: um bar com drinks exóticos, tem vários lugares na cidade


5) Two Oceans Aquarium: localizado no Waterfront, conta com uma variedade de peixes e atrações interativas, como essa de colocar o seu corpo dentro do aquario



6) Cape Town Carnival: trata-se uma celebração da identidade africana, sua diversidade cultural e comunidades. Durante todo o mês de Janeiro, blocos saem nas ruas dos bairros tocando e fazendo festa (igualzinho ao Brasil!)





Frase em um onibus: 

"A viagem nunca é longa quando a liberdade é o destino"
"The journey's never long when freedom's the destination"







Nenhum comentário:

Postar um comentário