sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UNITE - AIESEC Conference in Copenhagen

Um pouquinho atrasado o post, mas com coisas boas a serem compartilhadas...
Dia 26/01 as 21hs peguei o avião junto com mais 9 aiesecers noruegueses para Copenhagen, estava indo para o UNITE, ou seja, a conferencia no qual a Noruega, Dinamarca e Suécia se reunem para eleger os seus MCPs e dar voto de confiança aos MCs. Chegamos tarde e eu estava cansada, por isso me confortei com um chocolate quente do hostel.

Na manhã seguinte, após andarmos mais de 30 minutos perdidos para acharmos a CBS (Copenhagen Business School), chegamos ao Day 0 da Conferencia, ou seja, Youth to Business. Nem preciso dar mais explicações, igual ao do Brasil: empresas querendo seduzir os estudantes e falando coisas que já sabemos! Bom, nesse dia almoçamos bem, fiquei surpesa, pois essa não é a fama das conferencias na Europa, mas a janta não deixou dúvidas... tivemos uma marmita com um pouco de macarrão, uma maçã e uma lata de coca... só!
No Day 1, a situação em relação a comida começou a piorar um pouco, vide foto ao lado. Não me perguntem o que é a coisa preta, pois ninguem soube me explicar, mas me responderam que era muito saudável, parecia mesmo comida de passarinho... mas era comer ou ficar com fome. Daí já viu, começou o meu mal humor. E quem disse que não existe choque cultural? Eu percebi na hora que estava com raiva de tudo: da comida, das pessoas meio sem reação, do frio...
Tivemos a open plenary com os rolls calls, nada muito surpreendente e tudo muito desorganizado. O da NHH foi um dos que o pessoal mais vibrou, mas ninguém levantou o bumbum da cadeira para dançar. Fomos para a primeira sessão do dia, e minha felicidade voltou rápido quando descobri que não era a única brasileira na conferência... O chair das eleições da Noruega seria um brasileiro que foi MCP aqui no ano retrasado, o nome dele é Sérgio, mais conhecido no Brasil como Jota. Fui conversar com ele em um dos intervalos e ele me disse que tinha mais brasucas, ou seja, a hora que você levanta uma pedra, sai todas as formigas... Mas sim, esses 5 brasileiros salvaram a minha conferencia, que tinha tudo para ser muito boring...
Tivemos ainda uma sessão funcional, que me deixou surpreendida com a falta de preparo dos membros e principalmente dos VPs... eles apresentam dúvidas simples e cruciais! E daí começou a vontade louca (volto a falar dela mais para frente). Depois dessa sessão, entramos no onibus rumo à uma escola no qual passaríamos os próximos 3 dias. Eles capricharam no almoço no onibus para compensar o café da manhã. Acho que nunca tinha comido um sanduiche tão grande e tão delicioso.
Chegando na escola, o processo de eleições se iniciou, e diferente do que acontece no Brasil, aqui eles elegem o MCP deles em uma tarde/noite. Simultaneamente, os 3 países começaram o processo. Na Noruega, tínhamos apenas um candidato, o Andreas, atual MCVP ICX. O Sergio foi um chair fenomenal, ele conseguiu passar toda a energia positiva brasileira ao candidato e como estávamos com tempo sobrando, pudemos dançar muitos roll calls, incluvise alguns brasileiros como Go Girls e Baila, baila comigo (não conseguia não pensar nos meninos da ITA, principalmente GG, dançando)... Bom, depois de duas horas, tínhamos o MCP Noruega 2011/2012 eleito. Daí veio a parte do voto de confiança para MC. Eram 6 candidatos, mas apenas uma pessoa da Noruega, os outras eram internacionais. Os candidatos tiveram que montar um vídeo de 5 minutos de apresentação pessoal, e tinha uns vídeos que eram muito engraçados, eu cai na gargalhada e não conseguia me conter. No final das contas, apenas a candidata da Noruega foi eleita MCVP OGX. E daí, a vontade louca apareceu novamente... essa vontade louca de não parar agora, de saber que eu ainda posso contribuir mais e aprender mais com AIESEC. Acho que não teria muitas chances de ser MC no Brasil, pois tenho apenas 1 ano e meio de AIESEC e muito déficit de conhecimento... mas aqui na Noruega, eles estão tão dentro da caixa deles, que fiquei com a sensação que sim eu posso ajudar e sim eu quero ajudar e é por isso que estou em uma semana de reflexão na minha postulação para o second round de MC Norway... Ah e só um parenteses, AIESEC PUC estou acompanhando tudo por e-mail e vocês só me enchem de orgulho e me fazem sentir cada vez mais inspirada...
No último dia a noite, tivemos um jantar de gala e OC PAC MAN, essa parte do meu post é para vocês.... eles eram 16 OCs para menos de 300 pessoas e mesmo assim não deram conta. O jantar de gala foi um desastre como o nosso, mas nós conseguimos com todos os nossos sorrisos fazer com que as pessoas esquecessem das coisas que deram errado e tenho certeza que esse foi nosso maior diferencial! Aqui eles cantam uma musinha fofa para o OC: "We love the OC, we love the OC, we do love the OC"... "How much?" ... "This much" (e daí as pessoas abrem os braços bem grande).
Depois do jantar, nós fizemos o Nordic Circle, uma tradição da AIESEC, no qual eles fazem uma roda, pegam uma garrafa de bebida, abrem e pisam na tampa e somente quando a garrafa termina é que as pessoas podem sair da roda. Eles começam cantando uma música e cada pessoas que pega a garrada tem que falar algo bom ou ruim sobre as pessoas que estão no circulo.... Segue a letra da música:
We’re Nordics, We’re Nordics
We’re far way from home,
We’re highly obnoxious
So leave us alone
We drink when we’re thirsty
We drink when we’re drunk
We’re drink ‘till we’re motherless
And have a good ti ai ai aim
Sing, sing, arriba arriba
We live it up, We live it up
We live it up, we do
So give us some Absolut!

Bom para finalizar o meu post, eu quero dizer que só no Brasil a gente sabe fazer a conferência ser uma das XP mais fodas, pois a gente trabalha muito durante o dia, mas também faz muita festa durante a noite...

AIESEC NHH


brasucas e latinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário