sábado, 9 de agosto de 2014

Praia de Savane

Esse passeio, no final de semana de 26 de novembro de 2012, foi o que eu posso chamar de uma aventura não programada. Após quase 10 horas de viagens devido a alguns imprevistos na estrada, chegamos (eu e a Ana Cláudia) a cidade da Beira, na província de Sofala. Eram 6h00 da manhã e vimos um nascer do sol que prometia um dia maravilhoso... 


Passamos na casa da Priscila que foi uma fofa nos hospedando, tomamos um café e pé na estrada novamente... No caminho para a praia encontramos diversos babuínos. Achei curioso essa mistura de África com praia. A praia de Savane situa-se a menos de 60 minutos da cidade da Beira. Neste ponto particular da costa marítima de Moçambique, o Oceano Índico se funde harmoniosamente com o Rio Savane. A sensação de ter chegado em um lugar mais isolado do mundo começa logo à entrada, onde é necessário deixar o carro e seguir a pé.

Caminhamos com as pessoas da comunidade até o local onde pegamos um barquinho que fazia a travessia de cerca de 15 minutos entre as margens do rio e a ilha.

Travessia no Rio Savane até o barquinho
A população local fazendo a travessia 


Chegando em Savane, fiquei um pouco perdida, pois de um lado tem rio e do outro tem mar. Paga-se um valor de 100 meticais para passar o dia na ilha. Caminhando um pouco, chegamos a uns quiosques em frente a beira do mar, onde ficamos tomando sol.



No local há um restaurante e lodge para dormir, mas optamos por voltar para Beira. Ainda conseguimos ver o por do sol no centro da cidade e depois comemos uma pizza.


No domingão, acordamos cedo, passamos no supermercado para abastecer a dispensa para o Natal com milho verde e bacalhau e pé na estrada...

"Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás." Sabedoria oriental

Nenhum comentário:

Postar um comentário